Endosso é um documento de retificação ou atualização das informações da apólice.
O endosso precisa ser emitido pelo corretor a qualquer tempo durante a vigência do seguro.
Confira os exemplos mais comuns de endosso:
- Substituição de veículo (quando você troca de carro)
- Alteração de estado civil
- Mudanças de cep
- Mudança para garagem fechada ou estacionado na rua
- Mudança da utilização do veículo (particular, comercial, motorista de aplicativo, etc)
- Alteração de condutores
Uma vez emitido o endosso poderá haver uma diferença de valor, ou seja, a pagar ou de ressarcimento. Esta diferença se dá quando há variação de risco ou aumento do valor do bem, por exemplo, você trocou por um carro que vale R$ 20.000,00 a mais, logo o seguro também terá um valor maior, pois a garantia também é maior. Mas por exemplo, se você alterar seu estado civil de solteiro para casado ou união estável, segundo as seguradoras há uma diminuição do risco e você certamente terá um ressarcimento.
Quando há endosso com diferença a pagar geralmente são valores baixos e proporcional aos meses faltantes até a renovação.
Além disso, as seguradoras são bem mais flexíveis em aceitação na hora de emitir endossos. Mas se o valor ficar muito alto é possível cancelar o seguro atual e solicitar reembolso proporcional, e fazer um novo seguro em outra seguradora.
É importante manter sua apólice atualizada pois em casos de sinistros, se for contatado pela seguradora, dados divergentes poderá haver a perda do direito da indenização.
Nossos clientes já sabem que estamos disponíveis o ano todo para emitir endossos e tirar dúvidas. É muito comum o segurado pedir uma cotação de endosso, por exemplo, você quer trocar para um certo veículo e gostaria de saber quanto fica o valor do endosso antes de fechar a compra. Assim consegue se planejar melhor e evitar surpresas.
Um bom corretor de seguros está sempre disponível para atender e fazer as alterações durante a vigência.