A indenização no seguro veicular é o valor que o segurado recebe em casos de sinistro, como colisão, roubo, furto, incêndio, etc. Saiba como funciona a indenização nos seguros de veículos e algumas dicas para você fazer a melhor escolha na hora da contratação do seguro.
A indenização é o valor máximo a ser pago pela seguradora, depende do resultado da vistoria no percentual de danos e avarias. A indenização pode ser por perda parcial ou integral. Quando for constatado que mais de 70% em danos será indenização de perda integral, a conhecida PT (perda total), caso contrário será uma indenização de perdas parciais.
Nos casos de roubo e furto sempre será considerado indenização por perda total.
Dica: ao acionar o seguro nunca faça o conserto antes da vistoria, caso contrário a seguradora não poderá constatar os danos.
Se por ventura na vistoria for constatado perda total mas você considerar que seu veículo pode ser consertado ou ainda prefere ficar com o veículo por algum motivo, poderá tentar negociar com a seguradora uma indenização para o conserto.
Sinistro e Assistência 24h
Para as seguradoras sinistros e assistências não são a mesma coisa. Sinistro é quando envolve colisão, roubo, furto, incêndio, alagamento, etc. Já a assistência não há uma indenização, mas uma prestação de serviço pela seguradora.
Quando você utiliza o seguro para um sinistro você perde um bônus a cada evento. Já para os eventos de assistência não há perda de classe de bônus.
Sinistro
São eventos como colisão, incêndio, roubo, furto e alagamento. Sempre solicite nosso auxílio quando tiver um sinistro, pois é um evento mais complexo em que existe um roteiro a ser seguido.
Etapas e Prazos de indenização
- 1 – Aviso de sinistro
- 2 – Vistoria e Análise da seguradora
- 2.1 - Perda parcial ou perda total
- 3 - Liquidação
- 4 - Regulação
Assistência 24h
Já assistência funciona 24 horas e são serviços e coberturas acessórias como pane seca, socorro mecânico, pneu furado, bateria, guincho, vidros, chaveiro. Você pode solicitar diretamente na seguradora por telefone ou aplicativo ou ainda com auxílio de seu corretor.
Valor e tipos de indenização
Existem 2 tipos de indenização que você pode escolher ao contratar o seguro:
Por valor de mercado referenciado - FIPE
Atualmente as seguradoras utilizam a Fipe como valor de mercado para fins de indenização. O padrão é o 100% da Fipe, mas você pode escolher aumentar este percentual de acordo com a aceitação da seguradora. É o tipo mais contratado por todos os clientes.
Por valor determinado
Neste caso você pode escolher um valor fixo valor de indenização, mas com isso normalmente o valor do seguro aumenta um pouco se comparado com o valor de mercado referenciado.
Dúvidas frequentes
Em quanto tempo a seguradora deve pagar a indenização?
O prazo definido por lei é de até 30 dias corridos após a entrega completa da documentação. Fique atento que se faltar documentos acaba reiniciando a contagem do prazo.
Como é feito o cálculo de indenização?
Hoje no Brasil a maioria dos seguros são referenciados na tabela Fipe. O valor de indenização é da Fipe no momento do sinistro. São descontados eventuais parcelas não paga do seguro, multas e IPVA, bem como se houver, o saldo devedor de financiamento, que será quitado diretamente entre a seguradora e a instituição financeira.
No seguro posso escolher minha oficina de confiança?
Sim, você tem livre escolha da oficina: uma oficina de sua confiança, ou uma oficina referenciada da seguradora, ou ainda a concessionária. Na oficina referenciada a liberação é mais rápida, já na concessionária costuma demorar um pouco mais pois muitas vezes são realizadas vistorias adicionais, envolvendo uma negociação entre a seguradora e a concessionária.
Qual o valor da Fipe para indenização do seguro? Quando se contratou ou quando ocorreu o sinistro?
É o valor na data do pagamento do sinitro, não quando o seguro foi contratado.