Ter um meio de proteção financeira para seu veículo é fundamental hoje em dia, principalmente quem mora ou transita em grandes cidades, está sujeito a roubo, furto, colisão e outros imprevistos. Nesta hora surgem algumas dúvidas quanto as diferenças de coberturas e valores entre o rastreador veicular e o seguro auto.
Há aquelas pessoas que não tem rastreador nem seguro, mas o risco
O rastreador é um equipamento instalado no interior do veículo, fica escondido, e emite um sinal para que possa ser localizado. Diversas lojas, autosom, auto-peças e serviços automotivos oferecem e instalam rastreadores, com certeza na sua cidade você encontrará algum lugar para instalar.
O seguro auto é um contrato financeiro em que o proprietário do veículo transfere o risco à seguradora por meio de um pagamento chamado prêmio. Pode ser contratado em corretoras de seguros, concessionárias, bem como em bancos.
O que acontece se você consegue localizar se veículo, mas está danificado? É muito comum quando um veículo é roubado, é encontrado incendiado ou danificado por colisão.
Dica de Ouro: se você tem dúvida de qual contratar você precisa sempre fazer um orçamento do seguro e do rastreador para comparar.
Além do rastreador e seguro, atualmente existem as cooperativas de proteção veicular, que geralmente possuem um preço mais baixo mas não são regulamentadas.
Quanto custa um rastreador?
Tudo depende do tipo de rastreador e do tipo de veículo que você precisa instalar, em caminhões costuma ser um pouco mais caro.
De maneira geral, para carros o valor médio é de R$ 80,00 por mês.
Existem casos em que de rastreador com valores iguais ou até superiores a um seguro.
Quanto custa o seguro auto
Quando vale a pena instalar um rastreador?
Esta é uma decisão muito particular, mas a gente pode passar algumas experiências para te ajudar. É muito comum o rastreador valer a pena para caminhões, carros importados, veículos com modificações não autorizadas pelo Detran ou para veículos. Nestes casos, na maioria das vezes, as seguradoras nem aceitam estes veículos, pois entendem que o risco é muito alto.
Quando vale a pena fazer o seguro
O seguro possui maiores coberturas se comparado com o rastreador, então sempre que o valor do seguro seja razoável e esteja dentro do seu bolso, é a melhor opção.
Vale lembrar que hoje existem diversos tipos de seguros para automóveis, com várias coberturas e assistências, o que permite personalizar conforme suas necessidades e sua disponibilidade financeira.
Há ainda o seguro específico de roubo e furto, que possui uma cobertura similar ao rastreador.
Tipos de rastreador
Atualmente existem rastreadores que você mesmo pode instalar.